quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A verdadeira história do Terrorismo

Um dos males do século XXI é o Terrorismo, um mal que não pode ser combatido diretamente em um único lugar. O terrorismo é totalmente diferente de uma guerra contra um país específico, pois podem existir adeptos em qualquer lugar do mundo! Nesse sentido, não há como atacar com força total, todos os lugares que existam membros do terror. Ao mesmo tempo que existem grupos radicais na Síria, existem integrantes também no Iraque, EUA, França, Inglaterra, etc.

O que é o Terrorismo?
É uma forma radical de alcançar um objetivo de um determinado grupo, geralmente com objetivo de alterar determinadas políticas e comportamentos adotados pelos governantes, através do uso da violência física ou psicológica, como ataques à uma população e instalações, causando um estado de medo e caos.
Tal prática tem se tornado comum no século XXI, após os ataques de 11 de Setembro (EUA). Esse marco mostrou ao mundo, o quão eficiente é essa estratégia do terror. Pois após esses ataques, não foi um país que assumiu a autoria e sim um grupo terrorista, cujos os membros, não possuem vinculo com ao governo de sua localidade, dificultando assim, uma ação eficaz. Ou seja, não é determinado país que está no comando dos extremistas e sim um grupo radical com integrantes em diferentes países.

A verdadeira história do Terrorismo
Terrorismo não se originou em 2001, com os Ataques de 11 de Setembro nas torres gêmeas World Trade Center (EUA), comandadas pelo famoso Terrorista Osama Bin Laden, porém foi nesse período que o termo ganhou destaque na mídia mundial, principalmente no ocidente. O terrorismo na verdade, se originou por volta do século I A.C, através de um grupo de judeus que atacou vários outros judeus e não-judeus, que eram considerados a favor do Império Romano.

Na realidade, o terrorismo que conhecemos atualmente, surgiu na década de 60 e 70, antes desse período o movimento considerado terrorista era visto como uma espécie de ato revolucionário, tal como aconteceu na Alemanha Nazista de Hitler que resultou em milhares de mortos, e na França do revolucionário Robespierre, que resultou em mais de 15 mil execuções na guilhotina.
Depois dos ataques de 2001, o Terrorismo foi classificados em várias categorias, dentre elas estão o Terrorismo de Estado, Nacionalista e Político Religioso.
  1. Terrorismo de Estado: é o terror praticado contra a própria população, como ocorreu na Alemanha Nazista de Hitler e na França (Revolução Francesa) com Robespierre e os Jacobinos. Ou por uma ação contra estrangeiros, na prática da Xenofobia;
  2. Terrorismo Nacionalista: é a pratica do terror na tentativa de formar um Estado, dentro de um já existente;
  3. Terrorismo Político Religioso: é o terror responsável pelos ataques de 2001 nos EUA e em 2015 na França, cujo objetivo é criticar o posicionamento político econômico e religioso desses países. 
A motivação do Terrorismo
O motivo dos ataques de 11 de Setembro de 2001, foi principalmente a interferência americana em Israel e Arabia Saudita. Já o Estado Islâmico, utiliza o terror como resposta aos países que são contrário a sua política radical.

E se o Brasil fosse atacado, o país estaria preparado para lidar com esse caos!? Esperamos que o Brasil não seja o próximo a ser atacado! 

Um comentário:

  1. Já fomos atacados sim! Nos anos '60 e nos anos '70! Sabem por quem? Por toda essa corja que está abrigada sob a sigla do PT saqueando o país atualmente! Inclusive a própria presidenta que foi presa por terrorismo! E hoje vergonhosamente eleita por um bando de acéfalos para a presidência do país!

    ResponderExcluir