domingo, 18 de outubro de 2015

A verdadeira história do Minecraft

Quem diria que um jogo de mecânica tão simples fosse fazer tanto sucesso no mundo dos games em meio as superproduções atuais dos consoles da Sony e da Microsoft, tais como Metal Gear Solid 5 e The Witcher 3.
O que era pra ser apenas mais um jogo simples sem muita expectativa de vendas se tornou um vírus no meio das crianças e pré-adolescentes, e um negócio muito lucrativo para seu criador e para muitos profissionais que trabalham com games. Alguns jovens estão deixando de assistir desenhos animados na televisão para assistir gameplays no Youtube do jogo Minecraft.

O que é Minecraft?

Pra quem não sabe, Minecraft é um jogo eletrônico criado pelo Sueco Markus Persson, lançado em 2011, inicialmente para PC e posteriormente para outras plataformas como Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One. Apesar de lançado em outras plataformas, a base de Minecraft ainda continua nos PCs.
Minecraft é um jogo que tem por objetivo básico construir e quebrar blocos. No início, os jogadores construíam apenas estruturas simples para se protegerem contra monstros noturnos, mas com o passar do tempo o jogo cresceu e os jogadores começaram a trabalhar em conjunto para criar coisas maravilhosas e surreais. Além do mais, o jogo também pode proporcionar grandes aventuras com os amigos, como apreciar o nascer do sol sobre um lindo oceano blocos. 

Minecraft é praticamente um LEGO virtual, pois você pode construir e desconstruir qualquer coisa em qualquer lugar, dependendo apenas da sua criatividade e paciência.

O criador Persson declara que a pirataria não é uma coisa tão grave, ele recomendou em uma de suas publicações nas redes sociais que, se um fã não tiver dinheiro para comprar a versão original, simplesmente pirateie o jogo. Depois dessa recomendação, Persson suavizou a situação dizendo para se sentirem mal após a prática de pirataria.

O sucesso de Minecraft

Mas por qual motivo de um jogo de gráficos tão simples, sem objetivos concretos entrou no gosto popular de tanta gente, seja criança ou adulto?
A resposta está na junção da simplicidade e complexidade, pois apesar da simplicidade de qualquer pessoa poder jogar Minecraft, existem vários modos e a liberdade para deixar o jogo mais complexo.
No começo do jogo, por exemplo, o jogador começa praticamente sem nada e sem nenhum abrigo. Desse modo, ele tem a total liberdade de explorar e fazer o que quiser individualmente ou em um grupo de jogadores.
O sucesso é tanto, que tem gente ganhando rios de dinheiro, jogando Minecraft e postando seus gameplays no Youtube!
Vejam a imensa construção!! Depende apenas de sua criatividade e dedicação.

2 comentários: