segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A verdadeira história dos Samurais

Sem sombra de dúvidas o Samurai é um dos guerreiros mais famosos do mundo, que prevaleceu entre o século XII até o século XIX, no Japão, com a Restauração Meiji.
São conhecidos mundialmente por sua lealdade, disciplina e pela grande habilidade com a espada japonesa Katana. Sua disciplina era tão grande que, caso seu nome fosse desonrado, o samurai cometeria suicídio com sua espada no ritual denominado Harakiri ou Seppuku.


A fama dos Samurais
Como foi apresentado na introdução desse artigo, os samurais eram soldados leais e disciplinados.
A determinação desses guerreiros era tanto que, após um fracasso, eles geralmente prefeririam a morte do que a aceitação da derrota. Uma morte lenta e dolorosa, através do ritual Harakiri.
Esse ritual consistia em um corte efetuado pelo próprio samurai na região do abdômen, deixando suas vísceras a mostra, como símbolo de pureza. Após esse corte na horizontal, o guerreiro prolongava esse corte na vertical, por fim, um auxiliar terminava esse ritual com a decapitação.

A verdadeira história dos Samurais
No entanto, a verdadeira história desses guerreiros não para por ai. O que muitas pessoas não sabem é que os Samurais também possuíam um lado obscuro, ou seja, eles não possuíam apenas esses comportamentos admirados que conhecemos.
O auge dos samurais foi até o início do Xogunato (século XVII e começo do século XIX), pois com o passar dos anos, os japoneses começaram a usar cada vez mais as armas de fogo, deixando de lado as espadas dos samurais  em tempos de guerra.
Os samurais que até então servia os imperadores com sua Katana, se tornaram funcionários do Estado e se mudaram para as cidades.
Sem participar de batalhas nos tempos de paz e sem muito trabalho no funcionalismo público, muitos samurais se tornaram bêbados, vagabundos e fofoqueiros.
Enquanto em meados do século XV, o tema de discussão entre os samurais era escolher a melhor estratégia para derrotar o inimigo, no século XIX, o tema era comida, bebida, prostituição e dinheiro.
Para aqueles que não conseguiam suportar a ideia de não poder batalhar com sua espada, a saída encontrada para eles foi o suicídio, com o Harakiri.

2 comentários:

  1. Se for para virar um vagabundo, é melhor fazer harakiri mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito interessante estão de Parabéns.

    ResponderExcluir