sábado, 19 de setembro de 2015

A verdadeira história da Psicografia

Uma das formas mais conhecidas de entrar em contato com os espíritos é a psicografia.
Psicografia é uma capacidade de determinadas pessoas em escrever mensagens ditadas por espíritos. Tais espíritos utilizam o corpo dessas pessoas para transmitir mensagens, que podem ser desde pequenos textos até um romance extenso para ser publicado em um livro.


A verdadeira história da Psicografia

Segundo Allan Kardec, um dos pioneiros na pesquisa de fenômenos paranormais, a psicografia é um tipo de manifestação inteligente através da comunicação escrita de uma suposta entidade incorpórea ou espírito, por intermédio de um homem.
Allan Kardec também classificou a atividade em três tipos:
  • Consciente: O médium tem total consciência do que escreve, porém não reconhece a autoria de suas mensagens transmitidas;
  • Semi-mecânico: Nesse caso, o intermediador pode ter a consciência do fenômeno, porém é incapaz de influenciar nas mensagens, ou seja, o impulso da escrita automática toma conta da pessoa, impedindo-o de parar voluntariamente;
  • Mecânico: É o ápice da psicografia e o mais adequado para averigação experimental. Esse processo consiste em uma pessoa escrever sem se dar conta do que está fazendo, incluindo a possibilidade de conversar com interlocutores sobre determinado tema.

O Santo da Psicografia

Chico Xavier, uma das pessoas mais importantes para o Espiritismo, foi o responsável pela popularização do Espiritismo e da psicografia no Brasil.
Ele é considerado, por muitos, o maior líder espiritual do Brasil e uma das personalidades mais admirada e adorada do país.
Segundo relatos, ele teria psicografado mais de 400 livros, ditadas por escritores famosos que já estavam mortos, tais como, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac e Castro Alves.
Apesar de muitas críticas negativas, o maior psicógrafo do Brasil vendeu mais de 50 milhões de exemplares de livros supostamente psicografados. E para impressionar ainda mais, todo dinheiro arrecado que não era de sua autoria, era destinado para instituições de caridade ou direitos autorais.

A Psicografia para os céticos

Para aqueles que não acreditam em fenômenos sobrenaturais, assim como no Tabuleiro de Ouija, existem algumas explicações para realização da Psicografia:
  • Os médiuns tiram tudo de sua imaginação criativa e atuam de forma espetacular;
  • Eles têm uma grande capacidade de extrair informações de pessoas vivas e atribuí-las aos que já partiram dessa vida.
No entanto, as fraudes nem sempre são intencionais. Segundo um pesquisador de fenômenos sobrenaturais, quando um médium escreve alguma mensagem recebida do outro mundo, ele pode estar trabalhando com informações já existentes de forma inconsciente.
Apesar das grandes contradições, uma pesquisa científica realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, confirmou a veracidade das cartas psicografadas por Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário