segunda-feira, 22 de junho de 2015

A verdadeira história do Tabuleiro de Ouija

Um dos fenômenos das redes sociais abordado nesse blog foi o Desafio Charlie Charlie, um tipo de ritual para supostamente invocar espíritos que andou assustando muitas pessoas.
Aproveitando esse momento, resolvemos revelar a verdadeira história do Tabuleiro de Ouiuja, um outro método bastante conhecido e bem mais antigo que a modinha Charlie Charlie, para invocar e comunicar com os espíritos.


O que é o Tabuleiro de Ouija?

É um tábua plana marcada com as letras do alfabeto, números entre 0 a 9, as palavras Sim, Não e Adeus, e outros símbolos. Junto do tabuleiro, uma seta indicativa também faz parte para realizar a suposta comunicação com o outro mundo.
O Tabuleiro, é um dos artefatos mais famosos de todo o mundo, para fazer contato com espíritos.

Como funciona o Tabuleiro de Ouija?

As pessoas participantes da brincadeira/ritual colocam os dedos sobre a seta indicativa e realizam algumas perguntas, a resposta surge da seta, que misteriosamente se move pelo tabuleiro, respondendo algumas perguntas dos participantes, enviadas pelos supostos espíritos.

Quando foi criado o Tabuleiro de Ouija?

Um dos primeiros métodos de entrar em contato com espíritos através de um tabuleiro, foram os chineses, em meados do século XII.
Entretanto, foi apenas no fim do século XIX que o Tabuleiro de Ouija foi criado e patenteado. O idealizador dessa façanha foi o comerciante norte americano Elijah Bond, em 1891. O sucesso foi tanto que, o objeto de entretenimento de invocar espíritos se tornou um dos jogos mais vendidos entre os anos de 1920 e 1960, nos EUA. Apesar de ser lançado com o intuito de ser um objeto de entretenimento, os Espíritas começaram a usar o Tabuleiro em 1923, como uma ferramenta para entrar em contato com o outro mundo.
No Brasil, existe uma adaptação desse tabuleiro, conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo virado para baixo sobre um papel, faz a função do indicador das respostas.

A verdadeira história do Tabuleiro de Ouija
Os céticos não acreditam em espíritos, porém mesmo que não seja um espírito, quem seria o responsável pelo movimento do copo/seta? Como o objeto se move sem os participantes empurrar? Será que sempre tem um trapaceiro que engana todo mundo em cada brincadeira?
A resposta é que os participantes da brincadeira empurram sim o objeto, mas o fazem inconscientemente, através de pequenas e involuntárias contrações musculares.
Segundo cientistas, a explicação para o movimentação do objeto está atrelado a um fenômeno físico, denominado Efeito Ideomotor. Pois a força imperceptível de várias mãos sobre um pequeno objeto, como a seta ou o copo, faz com que o mesmo se mova.

...E você caro leitor, acredita em espíritos!? Ou prefere acreditar na física?

Como os filmes e histórias de terror andam em alta nos últimos anos, como Annabelle, Poltergeist e A Forca,  nada mais interessante do que abordar um dos métodos mais populares para entrar em contato com os mortos. Pensando nisso, a Universal Pictures, produziu o filme Ouija, baseado no ritual do tabuleiro misterioso.

9 comentários:

  1. Sou muito medrosa, mas ao mesmo tempo curiosa, por isso tenho vontade d jogar, quem sabe um dia consigo criar coragem de jogar hauhaha

    ResponderExcluir
  2. https://youtu.be/VSudBnNK8T4. Ouija é fake?

    ResponderExcluir
  3. E a explicação pra quem olha através da lente da seta e ve coisas em plena luz do dia.alucinação? ?

    ResponderExcluir
  4. OUIJA E SUPER VERDADEIRO EU ACREDITO E VCS

    ResponderExcluir