quinta-feira, 18 de junho de 2015

A verdadeira história do Drácula

O vampiro mais famoso da literatura mundial, sem sombra de dúvidas é o Conde Drácula.
Conde Drácula é um romance de 1897, escrito pelo irlandês Bram Stoker.
O romance teve repercussão mundial após o século XX, com as criações das versões cinematográficas, inspiradas no vampiro. Embora Bram Stoker não tenha criado o primeiro vampiro, ele e sua obra serviu de inspiração para muitas outras obras do gênero ao longo dos anos.


A verdadeira história de Drácula

Drácula na verdade não era um vampiro, ele era Vlad III, o Príncipe da Valáquia, ou o Empalador.
Vlad III governou a Valáquia, província de Romênia, por três vezes durante o período de 1448 e 1476.
O verdadeiro Drácula, nasceu na Transilvânia, conforme descrito pelo escritor Bram Stoker, em 1431. Filho de Vlad II, também conhecido como Vlad Dracul.
O apelido Empalador surgiu pela crueldade com seus inimigos, principalmente pela formas que Vlad executava seus inimigos, com o empalamento (método de execução, através da inserção de uma estaca pelo ânus até a morte da pessoa).
Apesar de sua crueldade, que o fez tornar conhecido mundo afora, Vlad III era um Cavaleiro Cristão, e ainda é considerado um herói na Romênia e Moldávia, por ter lutado ferozmente para defender suas terras contra o Império Otomano e contra o expansionismo do Império Islâmico na Europa.
O nome Drácula, vem do seu pai, que era conhecido como Dracul, um dos principais integrantes da Ordem dos Dragões, uma ordem religiosa composta apenas por nobres que visava a proteção do Reino Húngaro, principalmente contra o Império Otomano.
Vlad conseguiu vencer algumas batalhas contra os Otomanos, mas a vitória não duraria muito tempo. Em meados de 1476 seu legado teria chegado ao fim, pois ele foi derrotado, morto e decapitado pelos otomanos. Sua cabeça teria sido enviada para Constantinopla como troféu e exposta para o público, provando a morte do famoso Vlad III. Seu corpo teria sido enterrado em uma região da Romênia, porém em 1931, quando arqueólogos escavaram seu túmulo, encontram apenas ossos de animais, aumento ainda mais o seu mistério e legado.


Por que o empalador se tornou o Conde Drácula?


As lendas e a sua crueldade foram os principais feitos para a inspiração na criação do Conde Drácula.
Além de empalar suas vítimas, ele tinha o costume de fazer uma refeição ao lado dos recém-empalados!!
Como já informado, Vlad não era um vampiro, mas diz a lenda que Vlad teria voltado do mundo dos mortos, para ajudar seu exército à vencer uma das batalhas mais sangrentas de Vlad. O fato ocorreu depois de Vlad receber um forte ataque na cabeça, que o deixou em coma e obrigou seu exército a recuar. No entanto, depois de algum tempo, o destemido se levantou como nada tivesse acontecido e levou seu exército para vitória!

Desde a primeira versão, escrita por Bram Stoker, muitas outras versões foram adaptadas, uma das últimas e melhores adaptações foi o filme Drácula: A história nunca contada, de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário