sábado, 7 de maio de 2022

A verdadeira história de Attack on Titan

Assim como Dragon Ball e Full Metal Alchemist, Attack on Titan é um anime que acompanhei desde o seu lançamento, que se tornou um dos meus animes preferidos de todos os tempos.
Apesar de angustiante ter de esperar as produções e lançamentos dos animes que ocorriam de forma anual, o resultado na maioria das vezes foi satisfatório.


O autor é Hajime Isayama que dedicou praticamente a vida toda nessa obra de arte. 

Em 2006, o autor recebeu um prêmio em um concurso promovido pela editora Kodansha com a obra Attack on Titan, que posteriormente em Setembro de 2009, a mesma veio a publicar em sua revista mensal de mangás, tornando-se assim, um dos mangás mais vendidos de todos os tempos!

Vale lembrar que quando Isayama tinha 19 anos, a famosa editora da Shonen Jump, havia recusado o rascunho do roteiro que futuramente se tornaria a famosa série Attack on Titan. O estilo narrativo não agradou a editora que pediu para o autor alterar, mas o mesmo recusou e foi à procura de outra editora, rumo ao sucesso. 

Claramente, percebe-se um roteiro bem mais complexo do que outros mangás que estamos acostumados, um roteiro mais maduro e complexo, tal como Death Note.  

E como a maioria dos mangás de sucesso, a obra logo ganhou uma versão em animação. Particularmente, eu prefiro assistir os animes ao invés de ler os mangás, devido às grandes produções que os estúdios fazem dar vida aos quadrinhos, que inclui trilha sonora, dublagem e animações, fazendo com que a experiência se torne ainda mais imersivo.


A história começa contando a dramática invasão de gigantes, denominados titãs, em uma cidade cercada por grandes muralhas. 

O nosso protagonista Eren Yeager, ainda criança presencia juntamente com seus dois melhores amigos, Mikasa e Armin, toda a destruição da cidade e a morte de sua mãe, devorada por uma titã.

Nesse momento, Eren desperta dentro dele o desejo de aniquilar todos os titãs se alistando no exército de infantaria, denominada divisão de reconhecimento ou tropa de exploração (apesar de forte treinamento, frequentemente, vários soldados são aniquilados pelos titãs fora das muralhas).

Depois de formados, Eren e seus amigos são enviados para outro distrito que sofrem uma outra invasão de titãs. Nessa invasão, quando o protagonista foi devorado por um titã, muitos imaginavam a sua morte, porém ele se transforma em um titã que ao invés de atacar os habitantes da cidade, atacava apenas os outros titãs invasores. 

E é ai que começa a história pra valer, com as dúvidas da origem dos titãs e suas transformações, cheio de mistérios e reviravoltas, que são muito bem trabalhadas.

Apesar do drama da invasão e destruição que ocorreu na primeira temporada, eu achava a história de muralhares e os gigantes uma história meio sem sentido. Mas com o passar dos episódios e das temporadas, fui percebendo que a história era bem mais rica e complexa do que imaginei, que envolve questões políticas, ideológicas, mitológicas e religiosas.

Motivos suficientes que faz valer cada minuto assistir ou ler essa obra de arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário