sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A verdadeira história do Mangá

Falar de animes e desenhos animados sem citar a verdadeira história do Mangá é quase uma ofensa para os adoradores dessa cultura, pois é do mangá que surgiram os animes!
Além do mais é uma indústria de entretenimento muito rica. No Japão, o mangá movimenta um mercado bilionário! Em outras partes do mundo, os números também vem crescendo expressivamente, em especial no Brasil.

Coleção de um dos mangás mais famosos, Naruto.


O que é o Mangá?

Primeiramente é bom deixar claro que Mangá não tem relacionado a fruta manga, Mangá é um termo japonês é a revista de histórias em quadrinhos do Japão, ou seja a HQ japonesa.
Algumas das principais características estão nos traços dos personagens que facilmente qualquer leitor consegue distinguir de uma ilustração de um mangá e de uma HQ ocidental.
Outro fator que diferencial é a forma de leitura, que é inversa da ocidental. A leitura da HQ japonesa inicia-se de trás para frente.
Vale destacar que assim como nos animes, existem mangás voltado para crianças, jovens e adultos, desde conteúdos simples de comédia e ação a histórias complexas de horror, ficção, drama, investigativo, etc. Ou seja, tem conteúdo para todo tipo de público! 
Fullmetal Alchemist, uma obra prima 

Quando Surgiu o Mangá?

Os primeiros registros surgiram por volta do período Edo,  entre os séculos XVI e XVII. Os mangás surgiram das adaptações de apresentações de lições de moral, batalhas e história religiosas desenhados com algumas escritas em rolo de papel, denominado Kamishibai, o qual era voltado para um público praticamente analfabetos. Por sua vez, o Kamishibai fez suas primeiras apresentações no século XVII, em templos budistas japoneses.
No entanto, foi apenas no século XVIII que as coleções de histórias sequencias com desenhos foram encadernadas. Na década de 20, algumas histórias começaram a ser publicadas por algumas editoras, porém foi apenas na década de 40, com a implantação do mangá moderno que o mangá começou a ganhar fama.

Por que o Mangá ficou famoso?

Depois do Japão ser derrotado na Segunda Guerra Mundial, o país passava por dificuldades e seus entretenimentos quase se extinguiram, mas graças ao Plano Marshall (plano de recuperação dos países que sofreram grandes perdas na guerra), o Japão começou a receber verbas para aquisição de livros, desse modo o mangá começou a ganhar graças no público japonês. Inclusive foi essa verba que ajudou o Japão a se tornar por muito tempo a segunda maior economia do mundo.
Foi nesse período que os traços marcantes dos típicos olhos grandes dos personagens dos mangás ganharam vida pelas mãos de Osamu Tezuka, o pai do mangá moderno!
Depois dos mangás, os animes que muitos são baseados nessas histórias, surgiram na década de 80 e ajudou ainda mais na sua popularidade.
Exemplos de Mangás que estouraram nas vendas todo o mundo são Dragon Ball, One Piece e Naruto.
Romance em Orange

Nenhum comentário:

Postar um comentário