quarta-feira, 17 de novembro de 2021

A verdadeira história do Fullmetal Alchemist

Um dos meus animes preferidos de todos os tempos é sem sombra de dúvidas Fullmetal Alchemist, uma obra prima que todo fã de anime e mangá deveria conhecer!

Diferente dos animes Pokémon e Dragon Ball que passei a minha infância acompanhando. Fullmetal tem uma pegada diferente, com uma história rica bem trabalhada por trás de uma bela animação.


Os animes de Fullmetal Alchemist
Assim como a maioria dos animes, Fullmetal primeiramente foi lançado em mangá em Agosto de 2001. Com o sucesso do mangá, a primeira versão do anime entrou em produção e em outubro de 2003, o primeiro episódio foi exibido no Japão.
Quando a primeira versão do anime começou a ser exibida, a história do mangá ainda não tinha sido finalizada, desse modo, assim como aconteceu com Game of Thrones, o anime acabou seguindo uma história diferente do mangá.

Devido a diferença entre as histórias e de algumas críticas, um segundo anime foi desenvolvido. Em abril de 2009 foi exibido o primeiro episódio da nova versão de Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que além de seguir a história do mangá, é uma versão mais descontraída e com cenas de batalhas eletrizantes!

Na minha opinião, a versão do anime Brotherhood é melhor do que a primeira.


A verdadeira história do Fullmetal Alchemist
A história de Fullmetal é bem mais do que uma simples história com cenas de luta, possui um contexto histórico fenomenal, tornando-o um dos melhores animes.

A trama gira em torno dos irmãos Edward e Alphonse que estão em busca da pedra filosofal para conseguir seus corpos originais de volta, o qual foram perdidos na tentativa de reviver a mãe deles através da alquimia, com a transmutação humana.

Ela se passa em um mundo ficcional, parecido com a Revolução Industrial da Europa que conhecemos, onde a alquimia é uma das técnicas mais avançadas conhecidas pelo homem.

A alquimia é uma prática que combina vários elementos da química, biologia, física, etc. Foi utilizada por muitos povos antigos, tal como na Europa Medieval, Antiga China e Império Persa.

A Alquimia tem como principais objetivos:

1)Obter transformação de um material em outro (transmutação), sendo a mais famosa, a tentativa de transformar metais inferiores em ouro;

2)Obter o elixir da vida com a pedra filosofal, uma pedra mística que daria imortalidade e o poder de cura para todas as doenças;

3)Criar seres humanos artificial, denominado homunculus.

Apesar dos objetivos serem praticamente impossíveis, a alquimia teve grande influência para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas que puderam ser utilizados como base principalmente na área da Química e Física.

Além do mais, na alquimia também se aplicava a Lei da Troca Equivalente, que basicamente consiste que não se pode criar algo do nada, e tudo que for recebido deve ser trocado por algo de igual valor.
Um exemplo fácil é a relação trabalho x salário. O empregado trabalha o mês inteiro e recebe o salário no final do mês do seu empregador, nesse caso o salário é a recompensa pela esforço e tempo dedicado no trabalho.

E é justamente nesses pontos da alquimia que presenciamos várias cenas marcantes e de cair o queixo na obra, tal como a criação de quimeras, da pedra filosofal, troca equivalente e muito mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário