quinta-feira, 7 de outubro de 2021

A verdadeira história de Round 6

Uma série aclamada de 2021 é Round 6, série coreana que estreou no serviço de streaming da Netflix em Setembro deste ano. Logo após seu lançamento, trechos da série começaram a viralizar nas redes sociais como Tik Tok e afins que fez despertar a curiosidade de muita gente, inclusive a minha.

O que é Round 6?

Round 6, é a primeira séria coreana a fazer tanto sucesso mundo afora. Para se ter uma ideia dessa dimensão, até mesmo a rede de geração de tráfego de internet do país estava sendo prejudicada, pois era tanta gente querendo ver a série que as operadoras  não estavam dando conta do excesso do consumo de dados. 

Em relação aos filmes, os coreanos já vinham se destacando nos últimos anos, com os filmes "Invasão Zumbi" e "Parasita", por exemplo.

O título original da série não é Round 6 e sim Squid Game, que traduzindo ficaria Jogo da Lula. O Brasil foi um dos únicos países a usar outro nome.

Uma das principais teorias para o Brasil ter adotado outro título é evitar problemas políticos e qualquer associações ao antigo presidente Lula.


A verdadeira história de Round 6

Tudo começa quando os participantes recebem um cartão convite com um número de telefone, com a promessa de solucionar o problema financeiro deles. No entanto, estes participantes não sabem que farão parte de um jogo de sobrevivência para concorrer ao prêmio milionário que supostamente mudaria a vida destes endividados. E mesmo tomando conhecimento destes jogos mortais, praticamente todos os participantes não possuem outra solução, a não ser continuar com o jogo na busca do prêmio.

De início, a série aparentava ser meio sem sentido e bizarra, pois as mortes que ocorrem na série são através de jogos tradicionais infantis coreanas. No entanto, a série possui uma trama bem construída, com claras críticas à nossa sociedade. 

Enquanto um grupo seleto de pessoas estão no topo da sociedade entediadas por terem tudo na vida, outros precisam se matarem para se manterem vivos. O jogo de sobrevivência entre os desesperados, nada mais é do que entretenimento para uma elite podre.

O trabalho psicológico sobre o desespero para sobreviver aos jogos e a necessidade de sair com o dinheiro faz transparecer todos os lados ruins dos seres humanos. Trapaças, traições, egoísmo, desconfiança, insegurança, medo são alguns dos muitos elementos que podemos perceber claramente dentro do contexto.

Apesar de todos os males, alguns personagens e cenas ainda faz criar esperança nas pessoas e na busca de um mundo melhor!


As referências Round 6
  1. Os símbolos círculo, triângulo e quadrado nos uniformes dos mascarados que representa a hierarquia entre os trabalhadores mascarados, parecia ser claramente uma referência aos símbolos do controle do Playstation, mas na verdade faz referência ao jogo da Lula, com a combinação do alfabeto coreano, que foi explicado no início da série.     
  2. A trama possui elementos que se assemelha com os filmes "Jogos Mortais", "Jogos Vorazes","O Poço". Apesar de estar sendo acusado de plágio, o autor da série afirmou que tomou como inspiração obras de mangás e anime japoneses, como "Battle Royale" e "Liar Game".
  3. O cenário das escadas coloridas e confusas foram inspiradas na obra "Relatividade" do artista holandês MC Escher.

Curiosidades
  1. A série Round 6 demorou 10 anos para ganhar vida nas telinhas da Netflix, o criador afirmou que o roteiro teria finalizado em 1 ano, mas ficou na dúvida como seria a receptividade do público ao assistirem os personagens arriscando suas vidas em jogos infantis, ou seria um tremendo fracasso ou um sucesso.
  2. A conta bancária mencionada no final da série realmente existiu, ela pertencia a um dos produtores da série, foi exibida com devida autorização do mesmo, porém foi encerrada, para não causar problemas posteriores, pois estava recebendo depósitos de fãs da série no valor de 456 wons (2 reais aproximadamente), número de participantes iniciais dos jogos. Agora se o titular devolveu o dinheiro depositado é outra história. 
  3. O número de telefone do cartão convite que os participantes receberam realmente existe e é de um empresário coreano. O mesmo relatou que passou vários dias recebendo milhares mensagens e ligações de pessoas pedindo dinheiro, recebendo xingamentos e até mesmo para participar dos jogos. 

Quem sabe a série seja uma prévia de algum projeto maior!? Pelo visto pessoas estão sujeitas a submeter a qualquer coisa em troca de dinheiro ou pela própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário