sábado, 4 de fevereiro de 2017

A verdadeira história da Bandeira Pirata

O tema pirata é muito popular em nossa cultura, pois vários filmes e desenhos animados já abordaram esse tema, tais como o filme Piratas do Caribe e Peter Pan.
Sabia que a bandeira pirata, aquela famosa bandeira preta com uma caveira e duas espadas ou ossos cruzados possui um nome!? Junto de seu nome, vamos revelar a verdadeira história da Bandeira Pirata!

Qual é a bandeira pirata?

Na verdade a bandeira pirata possui várias formas e símbolos, mas como já informado anteriormente a bandeira tradicional pirata possui fundo preta com uma caveira e duas espadas ou ossos cruzados, batizada com o nome de Bandeira Jolly Roger. Apesar de serem as mais comuns, cada capitão pirata tinha a sua bandeira pirata, ou uma versão melhorada de outra já criada.

Um dos principais e mais conhecido personagem pirata da nossa cultura está capitão Gancho, o personagem vilão do conto de Peter Pan. O vilão é um famoso capitão pirata que comanda um navio chamado "Jolly Roger", mesmo nome da bandeira pirata, ancorado em uma baía da Terra do Nunca.
Outro personagem pirata mais atual está o capitão Jack Sparrow, personagem principal da franquia de filmes Piratas do Caribe. Ele comanda o temido navio Pérola Negra de forma bem inusitada e atrapalhada.
Algumas variações das bandeiras piratas

A verdadeira história da Bandeira Pirata

Existem várias teorias sobre a criação da bandeira. Uma delas, é que o nome Jolly Roger seja derivado do termo Joli Rouge, que significa Vermelho Bonito em francês. Alguns historiadores acreditam que a cor vermelha era utilizada nas bandeiras antes da tradicional cor preta, pois geralmente quando os navios de guerra hasteavam a bandeira vermelha, significava que os atacantes não estão dispostos a ter piedade do inimigo.
Outra teorias também são discutidas, tais como:
  1. O nome vem de um grupo de piratas da Ásia chamado Ali Raja;
  2. Jolly Roger também pode estar relacionada com os Cavaleiros Templários, pois estes usavam uma bandeira de fundo vermelho com tíbias cruzadas, uniformes adotados por rebelados depois da ordem ter sido dissolvida em 1312, por suspeita de heresia, pelo Papa Clemente V;
  3. O termo Roger vem da palavra francesa Rogue e significa arrogante e vagabundo.
As bandeiras Jolly Roger eram hasteadas para aterrorizar as vítimas dos piratas, provocar medo e principalmente para que elas se rendessem sem mesmo entrarem em uma batalha. A bandeira já transmitia a mensagem de que os tripulantes eram bandidos e que em caso de batalha não seguiriam as regras convencionais de batalha, podendo assassinar toda à tripulação sem piedade.

Após decadência dos piratas, muitas unidades militares adotaram a bandeira Jolly Roger, como uma simbolo de vitória, em referência a ferocidade dos piratas.
Até mesmo nos dias atuais, em um contexto não militar, os símbolos da bandeiras Jolly Rogers são usados para alertar locais ou situações de perigo extremo com risco de morte, tais como tóxico e alta tensão.

Hoje, a pirataria tradicional dos mares, foi substituído pela pirataria moderna, o qual consiste na cópia clandestinas de filmes, músicas sem a devida contribuição dos direitos autorais, da indústria, impostos, etc. 

2 comentários: