sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A verdadeira história do Canhoto

Também conhecido como sinistromano (mais parece um xingamento) e esquerdino, os canhotos são aqueles que usam mais o lado esquerdo de seus membros para realizarem suas atividades. Estima-se que 10% a 20% da população mundial são canhotos.

13 de Agosto é o dia mundial do Canhoto. A data foi criada na Grã Bretanha, com objetivo de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto encontra durante sua vida e dar um fim nesse preconceito que atravessa séculos.
E em homenagem a essa minoria, revelaremos a verdadeira história do Canhoto!

O canhoto e o preconceito

O canhoto sofreu muitos preconceitos, tanto que resultou em uma das maiores conspirações da história! Desde a antiguidade até os dias atuais, falar que é de esquerda é mesma coisa que falar de algo ruim.



Na Idade Média, os canhotos foram perseguidos e mortos, acusados de bruxaria pela Inquisição da Igreja Católica.
Até mesmo na Bíblia, os de direita era o lado mais favorecido. Um exemplo disso podemos perceber na oração do Credo, "A direita de Deus Pai todo poderoso"; e no trecho de Salmos, "Tenho sempre o Senhor diante dos meus olhos, com ele à minha direita, jamais vacilarei".

Até mesmo na política pelo ponto de vista capitalista o lado esquerdo é visto como ruim. Aqueles de esquerda defendem o socialismo, o comunismo, o populismo. Já um governo de direita defende o capitalismo, o liberalismo.

Até a década de 90, tentar convencer e até esmo forçar uma pessoa canhota a escrever com a mão direita era prática comum. Os canhotos possuíam vários sinônimos, dentre eles a insubordinação e deficiência de aprendizado. Eu, como canhoto posso afirmar esse fato, pois vivenciei na pele essa tentativa ridícula e forçada de mudança.
No Brasil esse preconceito perdeu força, porém em várias outras culturas espalhadas pelo mundo, aqueles que usam a mão esquerda ainda são discriminados.

Pelo fato de 90% da população ser destro, a maioria dos objetos foram feitos para as pessoas que usam a mão direita. Desse modo, o problema não é apenas o preconceito, existe também os problemas de algumas atividades comuns do nosso cotidiano, tais como abrir uma lata com abridor, cortar com a tesoura, abrir uma porta com a maçaneta, utilizar as cadeiras escolares, sacar uma rolha, manusear o mouse, etc.
Na escrita os destros são os mais favorecidos também, pois a escrita ocorre da esquerda para direita. Os canhotos correm com a mão sobre o que acabaram de escrever, impedindo visualizar o que escrevera e sujando a mão.
Existem dois modos para tentar superar essas dificuldades, aprender com o lado direito ou aprender a conviver com esses probleminhas até a mão esquerda se acostumar.
A loja dos sonhos de todo canhoto! Você encontra apenas nos Simpsons.
Apesar dos preconceitos e das pequenas dificuldades, muitos famosos e líderes canhotos foram reconhecidos mundialmente por sua grandeza. Alexandre o Grande, Napoleão Bonaparte, Charles Darwin, Isaac Newton,  Charles Chaplin, Albert Einstein, Bill Gates, Barack Obama, Angelia Jolie, Pelé, Maradona, etc. são alguns dos canhotos famosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário