quinta-feira, 13 de outubro de 2022

A verdadeira história da política brasileira

No Brasil, tudo que se refere a política vem a tona o sentimento de desconfiança. Um dos fatores responsáveis por esse desconforto é a corrupção exagerada e escancarada que ocorre em volta dos políticos.
Vivenciamos a democracia, que significa que o poder de governar o país está nas mãos do povo (ou pelo menos deveria ser), através do voto. Ou seja, quando alguém vota em algum candidato, o cidadão está de certa forma, delegando (autorizando) seu poder ao seu candidato, para que possa tomar decisões e agir conforme as circunstâncias em seu nome e de outras pessoas.
Toda essa desconfiança e complicação da política brasileira, faz com que muitos brasileiros se desinteressem pela política. Esse desinteresse, faz com que os políticos tenham privilégios de seus interesses próprios, deixando de atender os interesses da coletividade. Esses cidadãos que se desinteressam pela atividade política, são muitas vezes vistos como inferiores de fácil manipulação pelos governantes.
Enquanto existir a grande porcentagem de desinteressados pela política, mais os governantes terão facilidade de controle e domínio sobre uma sociedade. Ou seja, na maioria das vezes, a democracia acaba se tornando uma ironia.
Como já dizia o filósofo Platão, "O  preço a pagar pela tua não participação na política, é seres governado por quem é inferior."

4 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Viu não acho desse jeito, é certo devemos votar e quem a gente "acha" que certo mas o desinteresse pela politica é uma coisa a gente tem que pensar se realmente a gente é obrigado a votar certo.

    te espero mas vezes no blog
    http://heyraah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas não deveriam ser obrigados, mas as pessoas pelos menos deveriam se interessar mais na política. Como eu já abordei no artigo, quanto existir a grande porcentagem de desinteressados pela política, mais os governantes terão facilidade de controle sobre uma sociedade. Ou seja, na maioria das vezes, a democracia acaba se tornando uma ironia.

      Excluir
  2. Esse é o grande problema. Pega essa multidão que saiu nas ruas dia 15/03 e pergunta se eles sabem quais são os três poderes constituídos. Ou melhor. Faz a mesma pergunta que o Tiririca fez há algum tempo
    O que é que faz um deputado federal?
    A maioria não vai saber responder. A fica todo mundo achando q Dilma é responsável até pela cerveja do bar ter vindo choca. Não que ela não tenha responsabilidades, mas não é a única culpada. Alguém parou pra pensar no fato de empresas que doam MILHÕES para a campanha política de certos candidatos? Elas fazem isso pq acham o nem deles bonitinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo! Até mesmo a principal oposição do atual governo tem alguns dedos podres.
      Ela não é a única culpada com o que está acontecendo com o nosso país, isso é resultado de anos de podridão, que estourou em suas mãos.

      Excluir