terça-feira, 26 de julho de 2016

A verdadeira história do Pokémon Go

Devido a toda repercussão mundial sobre o jogo, hoje vamos contar a verdadeira história do Pokémon Go, um dos jogos mais badalados e aguardados do ano de 2016, o jogo gratuito de realidade aumentada, voltado para Smpartphones, que marca o retorno em grande estilo dos queridos personagens de um dos animes mais populares de todos os tempos, Pokémon!

A verdadeira história do Pokémon Go

Primeiramente é importante saber como é o esquema de jogos de realidade aumentada.
A realidade aumentada combina elementos virtuais em um ambiente real, que podem se interagir através do uso de uma câmera de um smartphone. E foi graças a essa incrível tecnologia vinculado com a localização do GPS, a convivência entre seres humanos e Pokémons tornaram-se realidade! O jogo utiliza o sistema do GPS dos aparelhos para fazer com que os treinadores se desloquem fisicamente para conseguir capturar os monstrinhos da Nintendo e a batalhar com outros jogadores. Apesar da aparente novidade, vale lembrar que Pokémon Go não foi o primeiro jogo a utilizar essa tecnologia.

Muitas pessoas questionaram sobre os primeiros países a receberem a liberação do jogo, que foram EUA, Austrália e Nova Zelândia. Essa relação não incluía o Japão e muito menos o Brasil. Em relação ao Brasil nem vale a pena discutir o motivo, mas por qual motivo deixaram o país responsável pela criação do Pokémon de fora!? Por mais que a ideia central foram dos japoneses, a explicação é simples, a desenvolvedora do jogo não é a empresa japonesa Nintendo e sim uma empresa norte americana chamada Niantic, Inc.



Antes mesmo de seu lançamento, o jogo se tornou um dos temas mais discutidos no mundo, criando assim uma enorme expectativa sobre o jogo. Em poucos dias após seu lançamento, o jogo alcançou uma incrível marca, consagrando-se como um dos aplicativos mais populares e baixados das lojas de aplicativos. Teve momentos que seus servidores não aguentaram e ficaram fora do ar, devido ao excesso de downloads e uso do aplicativo.

Toda essa expectativa em volta do jogo, fez com que as ações da Nintendo valorizassem, porém ao informarem que o jogo traria pouco lucro para a empresa japonesa, as bolsas despencaram! Tal fato ocorreu após a empresa comunicar que a Nintendo possui apenas 32% de participação sobre o jogo.

O sonho de todo treinador é ter uma desses pokémons lendários! Zapdos, Articuno e Moltres
Pokémon Go veio para revolucionar o mundo dos games, pois ele vai contra a maré dos jogos eletrônicos tradicionais. Nos jogos tradicionais as pessoas ficam sentados eternamente na frente de um computador ou de uma TV, criando assim pessoas sedentárias. Por outro lado, Pokémon Go obriga o jogador a se movimentar e a caminhar loucamente para poder capturar itens e pokémons. Nesse sentido, tem até médicos aprovando e recomendando o uso moderado desse jogo.

Bizarrices com Pokémon Go

Após o lançamento nos países de primeiro mundo, vários incidentes a respeito do jogo aconteceram:
  1. Bandidos se aproveitaram da situação e usaram o aplicativo como isca para emboscadas, atraindo as pessoas obcecadas e desatentas a determinados locais para realizarem o assalto...Sentimos que essa prática está sendo comum em terras brasileiras;
  2. Pessoas foram atropeladas tentando capturar os pokémons, atravessando desesperadamente as ruas e avenidas movimentadas;
  3. Enquanto um homem estava acompanhando sua esposa em trabalho de parto no hospital, ele resolveu abrir o jogo e um pokémon apareceu perto de sua esposa. Além da expectativa de ser papai, ele teve a emoção de capturar um Pokémon antes;
  4. Como todos já devem saber, o jogo faz as pessoas caminharem loucamente por ai para capturarem pokémons e coletar itens. Porém em uma dessas caminhadas, uma jovem garota, encontrou um corpo de um homem morto em decomposição;
  5. Uma Professora britânica largou seu emprego para virar uma verdadeira mestre Pokémon. Seu objetivo é jogar loucamente para evoluir contas de Pokémon Go e depois vender na internet. Segundo informações, tem gente vendendo contas por mais de 4 mil reais;
  6. O jogo está sendo acusado de incentivar e causar desordem pública;
  7. O jogo também está sendo acusado por fanáticos religiosos, dizendo que pokémon é coisa do demônio!
Bem provável que o Brasil está sendo um prato cheio dessas bizarrices, principalmente com o uso do Pokémon chamado Bulbassalto pelos ladrões treinadores brasileiros!

...Acredito que a parte mais difícil de entrar em uma jornada Pokémon é ter que deixar os amigos e a família para trás. Vou sentir saudades galera!

Se você estiver algum problema com Pokémon Go, pode tentar algumas das soluções mencionados nesse outro post: Problema com Pokémon Go.

Um comentário: