terça-feira, 19 de julho de 2016

A verdadeira história da Era do Gelo

Hoje apresentaremos a verdadeira história da Era do Gelo, a famosa e divertida franquia de filmes em animação da FOX. Olha que incrível, uma franquia de filmes em animação de sucesso que não é da Disney!!!

O que é a Era do Gelo?

No mundo cinematográfico, a Era do Gelo é uma das franquias de filmes em animação de maior sucesso do mundo. Tanto sucesso que cinco filmes dessa franquia já foram lançadas. O primeiro filme foi lançado em 2002 pela distribuidora 20th Century Fox, com direção de um brasileiro Carlos Saldanha.

A verdadeira história da Era do Gelo

O projeto inicial da Era do Gelo, não era nenhum filme de comédia, e sim um filme em animação de drama! Porém durante as trocas de ideias dos produtores e roteiristas, uma ideia totalmente contrária surgiu e assim o gênero drama foi drasticamente alterado para o gênero de animação comédia!!!!

O primeiro filme começa com a jornada de uma espécie de esquilo pré-histórico, chamado Scrat, o famoso esquilo que persegue ferozmente sua noz em determinadas partes do filme, que está tentando esconder sua famoso noz, para depois saciar sua fome durante o denso e frio da Era do Gelo que estava por vir. Enquanto ele tenta esconder seu lanche de inverno socando-o no solo, o solo sede que acaba se desencadeando em uma enorme avalanche. Enquanto isso, os animais locais, estão migrando para o sul, para fugir do frio rigoroso do período glacial.

A criação desse personagem obcecado por nozes foi ideia da filha de um dos roteiristas do filme. Como o próprio nome diz, Scrat é uma mistura da palavra em inglês Squirrel e Rat, que significa esquilo e rato respectivamente.
Apesar dele não possuir falas e fazer curtas aparições durante os filmes, Scrat pode ser considerado o personagem mais popular da franquia, pois além de todo carisma ele foi o primeiro personagem criado da franquia. Na minha opinião, as aparições desse personagem é uma das melhores cenas dos filmes, sempre espero ansiosamente pelas cenas do esquilo maluco tentando proteger e capturar desesperadamente e desengonçadamente sua querida noz.
Sua fama fez com que ele participasse de outras séries animadas de sucesso, como os Simpsons, South Park e Family Guy.



Uma outra curiosidade bem interessante sobre os personagens é que o tigre-dente-de-sabre Diego, originalmente morre. Porém antes de lançarem oficialmente o filme, foram selecionados algumas pessoas entre adultos e crianças para fazerem um teste e avaliarem o filme. Ao verem a cena da morte de Diego, crianças selecionadas para o teste começaram a chorar, percebendo essa reação triste dessas crianças, os produtores resolveram manter o personagem vivo.

Agora a mais surpreendente revelação é que o personagem Sid, o bicho preguiça pré-histórico foi inspirado no jogador uruguaio Suarez!!!!! Basta comparar os dois e logo perceberão a grande semelhança entre eles...Essa inspiração foi uma brincadeira, mas dizer que os dois se parecem é um fato inegável!

A verdadeira Era do Gelo

Em alguns milhares de anos atrás, a era do gelo realmente aconteceu, foi um período de longa duração de redução da temperatura em que o gelo tomou conto de boa parte da superfície da terra. Muitos animais presentes naquele época foram extintos, se adaptaram ao ambiente e migraram para regiões mais quentes, algo semelhante que acontece no primeiro filme da franquia.
Na verdade, é um período que acontece em um grande intervalo de tempo na terra, ou seja, a era do gelo vai acontecer de novo, mas relaxem que vai ser daqui vários milhares de anos.
Relatos dizem que a última era do gelo aconteceu a aproximadamente 2,6 milhões de anos atrás e que o próximo está previsto para daqui aproximadamente 50 mil anos.

No entanto, cientistas afirmam que em 2030 está previsto para acontecer uma mini era do gelo. A última mini era do gelo ocorreu entre os anos de 1645 e 1715, período que ficou conhecido como Mínimo de Maunder, o qual vários rios do hemisfério norte ficaram congelados por várias semanas.


A explicação para as Eras Glaciais são diversas e não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que o afastamento da Terra em relação ao Sol devido a mudanças na órbita do planeta, grande nebulosidade causada por vulcanismo intenso, emissão de raios cósmicos, mudanças na composição gasosa da atmosfera e até choques de meteoritos podem ser as causas desses períodos glaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário