segunda-feira, 7 de março de 2016

A verdadeira história do South Park

Um dos desenhos animados mais polêmicos já exibidos na televisão brasileira é South Park.
Não pensem que é uma animação infantil qualquer, pelo contrário é uma animação cheia de xingamentos, palavrões e atitudes nada educadas, o que faz a animação ser totalmente oposta a Peppa Pig e contra-indicados para qualquer criança. Para terem uma ideia, a classificação indicativa é 18 anos.
O que é South Park?
É uma série de comédia em animação americana, criada em 1992 pelos americanos Trey Parker e Matt Stone, voltado para o público adulto, por abordar temas polêmicos, humor negro e satírico.
A série conta as aventuras bizarras de quatro crianças, Kenny, Stan, Eric, Kyle, na cidade de South Park.
É atualmente uma das séries animadas que está a mais tempo em exibição e produção nos EUA, ficando atrás da série Os Simpsons (outra animação recheada de polêmicas, porém mais suaves).

A origem de South Park
Antes de 1997, a animação era apenas encontrada na internet. Vendo a viralização desses vídeos, logo ganhou espaço nos programas de televisão. A sua estréia na TV americana foi em Agosto de 1997, com grande sucesso, que posteriormente chegou a alcançar marcas expressivas  e uma das maiores audiências da TV paga dos EUA.
O objetivo de South Park era mostrar como a maioria dos jovens se comportam na realidade, na inocência de suas atitudes e na utilização de vários palavrões em seus vocabulários. Fazer um adulto se sentir com 8 anos, era uma das outras propostas apresentadas pelos criadores.
Poster do jogo lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC.
A verdadeira história do South Park
Nos primeiros episódios, a animação não era voltada para nenhuma crítica social, a comédia era apenas originada de trapalhadas e outras simples ações cômicas. Porém com o passar do tempo, os episódios começaram a se basear nas críticas sociais e em algumas figuras públicas.
Nesse contexto, um dos episódios mais polêmicos já criados, foi o episódio Maria Sangrenta, que mostra uma estátua da sagrada Virgem Maria menstruando, e pra piorar, no rosto do Papa. Isso foi suficiente para o episódio ser censurado em vários países e receber inúmeras críticas.
Apesar dos episódios pesados e de receber inúmeras críticas negativas, South Park já recebeu várias premiações, tais como A Excelência da Programação Televisiva no Horário Nobre nos EUA.
Poster do filme South Park.
O sucesso fez com que os produtores lançassem até um filme, que foi exibido em 1999, recheado de humor negro e várias polêmicas, com classificação para maiores de 18 anos.
Um dos momentos mais marcantes desse filme é a relação entre o ditador Iraquiano Saddam Hussein e o senhor do inferno, o Demônio. Para se terem uma ideia, eles chegam até se relacionar sexualmente no longa...
A aventura no mundo do entretenimento não para ai. Em 2014, a gigante empresa do mundo dos games Ubisoft, investiu na comédia e produziu South Park para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

South Park no Brasil
No Brasil, o filme South Park foi exibido em 2005 pela emissora brasileira SBT sem censuras e sem cortes, às 22:15, um horário que não é permitido a exibição de programas/filmes para maiores de 18 anos. O horário para exibição desses tipos de filmes e programas é apenas após as 23hs. Por descumprir essa regra, a emissora foi multada em 50 mil reais, tal fato, fez com que a emissora nunca mais exibisse novamente o filme South Park. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário