segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A verdadeira história do Tarzan

A verdadeira história do Tarzan.
Tarzan é um personagem fictício criado em 1912 pelo escritor norte americano Edgar Rice Burroughs. O escritor teria se baseado em outras histórias semelhantes, do homem sendo criados por animais. Algumas dessas histórias é a história de Mogli e a história mitológica literária de Rômulo e Remo, em que ambos teriam sido criados por lobos e posteriormente fundariam a antiga Roma.

A verdadeira história do Tarzan é que seu verdadeiro nome não é Tarzan e sim John Clayton. O nome Tarzan, seria o seu nome macaco que significa "pele branca", um nome fictício atribuído ao personagem dentro de um mundo imaginário.
Tarzan é filho de aristocratas ingleses que foram abandonados na costa africana após um motim no navio que o transportavam. Ainda em sua infância, os pais de Tarzan faleceram, a mãe, morrera por causas naturais, já o pai, foi assassinado pelo chefe do grupo dos macacos em que Tarzan posteriormente viveria.

Por viver tanto tempo na selva, Tarzan teria adquirido algumas características únicas, como a possibilidade de se comunicar com animais e habilidades físicas superiores dos atletas do mundo real.
Além de tudo, o escritor faz questão de destacar sua aparência de cabelos longos e olhos cinzentos, com corpo atlético e alto. A partir dessas informações, pode-se perceber que a filosofia de Tarzan abraça uma forma extrema de retorno à natureza. Embora ele seja capaz de sobreviver no seio da sociedade como um indivíduo civilizado, ele prefere "retirar-se da fina camada da civilização" e retornar para a vida selvagem.
No período em que a obra foi escrita, a selva poderia ser descrita como um microcosmo em relação ao mundo em geral. A escalada de Tarzan na hierarquia social, prova que o homem branco europeu é o mais dominante de todas as raças e sexos, não importando qual seja a situação.


Já adulto, o personagem acaba encontrando Jane, "o amor de sua vida". Ela teria sido abandonada com seu pai e outros, na mesma região em que Tarzan foi abandonado. Depois disso, todo mundo já sabe, eles se apaixonam, ele vai atrás do seu amor na América, retornam para a Africa e vivem felizes para sempre.
História que conhecemos do filme em animação da Disney e outros filmes que contam um pouco da vida do homem da selva mais famoso do mundo.

Outra verdadeira história do Tarzan é que sua história recebeu duras críticas de racismo nos últimos anos, devido às mudança dos costumes sociais. Nos primeiros livros publicados, os nativos africanos e negros, são estereotipados como inferiores em relação aos suecos e russos.
Uma segunda polêmica que também ronda nessa história, é a violência contra as mulheres. Apesar do personagem principal não violentar fisicamente nenhuma mulher, outros personagens masculinos de uma tribo fictícia, utilizam a violência contra as mulheres para ganhar domínio social de sua tribo.


7 comentários:

  1. Adoro essas historias de contos, são bem legais. :D

    ResponderExcluir
  2. bom saber mais,pois eh uma historia muito legal.
    Gustavo Augusto http://www.gustavoinfol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu apelido é tarzan gostei.
    kkkk

    ResponderExcluir
  4. Meu apelido é tarzan gostei.
    kkkk

    ResponderExcluir
  5. cara dmais teu syte ja pensou em ser youtuber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alex, já temos um canal no Youtube! Passa lá pra dar uma olhada e se inscreva no canal! https://www.youtube.com/channel/UCEDUdjHjEGt13LDJHZYhrZQ

      Excluir