terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A verdadeira história do Robin Hood

A verdadeira história do Robin Hood, "O Príncipe dos Pobres", um dos heróis mais populares da Inglaterra.
Robin Hood, é um personagem fictício heroico, que ficou conhecido por roubar a nobreza, ou simplesmente os ricos, para distribuir entre os camponeses mais pobres.
Utilizava sua agilidade e habilidade de lidar com arco, para realizar tais feitos, além de conhecer muito bem a floresta, lugar para onde fugia, após seus saques.

O nome Robin Hood, surgiu pela primeira vez no século XIV, em um dos antigos clássicos da literatura inglesa, "Pedro o Lavrador", de William Langland.
A história começa com Robin de Locksley, um cruzado prisioneiro acusado de traição, viajando com o Rei Ricardo, com objetivo de catequizar os hereges.

Cena do filme Robin Hood (Russell Crowe) de 2010.
Em determinado momento da viagem, Robin consegue fugir. Porém, ao chegar em sua cidade, percebe que o príncipe John, o segundo herdeiro direto, aproveita a ausência do Rei Ricardo e assume seu trono, além de aumentar os impostos e matar o pai de Robin.
Em busca de justiça, Robin Hood reúne um grupo de homens que moram na floresta e os lidera em uma batalha contra o príncipe. Além de justiça, ele reivindica sua posição de nobre e promete ajudar as pessoas que se tornaram pobres devido à ganância do príncipe.

Robin vence o príncipe e casa-se com Maid Marian, sobrinha de Rei Ricardo. No fim da história, o rei reaparece após uma derrota em terras estrangeiras e o nomeia "um cavaleiro", ou seja, transformando-o em nobre novamente.

A verdadeira história do Robin Hood, é que não se sabe, se ele realmente existiu ou não.
Entretanto, existem muitas teorias que contam com sua existência e todas se associam com um Robin fora-da-lei.
  • As principais referências que sustêm as teorias da sua existência, relacionam-se com registos de comparência em tribunais. Além de tudo, antes do ano de 1300, pelo menos cinco homens foram acusados por atividades criminais semelhantes às do famoso Robin Hood .
  • Outro forte candidato a ser o verdadeiro Robin, seria Robert Hood e não Robin. Ele teria se tornado foragido da justiça, após ele ajudar o Conde de Lancaster em uma rebelião contra a cobrança abusiva de impostos do governo. 
Percebe-se que em todos os casos, o herói vivia uma vida clandestina, depois de se sentir injustiçado.
Estátua de Robin Hood, localizado no Castelo de Nottingham - Inglaterra

4 comentários: