segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A verdadeira história do João e o Pé de Feijão

Quem nunca ouviu falar ou já viu alguma ilustração do famoso conto João e o Pé de Feijão? Até mesmo o criador do famoso desenho animado Pica-pau, criou em 1940, um episódio em homenagem a essa história.
O história que a maioria conhece, fala sobre um pobre menino que vende a vaca de sua mãe em troca de feijões. Ao saber da notícia, a mãe furiosa taca o menino e os feijões para fora. Os feijões de forma mágica, germinam e crescem até as alturas das nuvens, curioso, Joãozinho sobe até o topo do pé e descobre um castelo enorme. Lá, ele descobre algumas riquezas e começa a furtar alguns bens valiosos do castelo do gigante, como o ovo e a arpa de ouro. Desconfiado, o gigante procura o invasor, com a seguinte famosa canção: "Fee, Fi, Fo, Fum, sinto cheiro de sangue de um inglês". 
No Final das contas, o menino consegue fugir do gigante, cortando o pé de feijão.

A primeira verdade dessa história está relacionado ao nome do personagem. O nome original do protagonista não é João e sim Jack.
O conto João e o Pé de Feijão foi escrito no ano de 1807, pelo escritor inglês Benjamin Tabart. O conto foi baseado em outro conto, porém um conto bem mais cruel e sangrento, chamado "Jack, O Caçador de Gigantes".

A versão pioneira se passa na Grã Bretanha, durante o reinado do Rei Arthur. A história conta a vida de um forte e inteligente jovem, chamado Jack. Certa vez, ele se depara com um gigante devorando os animais de sua família, e na tentativa de impedir a perda desses animais, Jack atrai o gigante para uma armadilha, conseguindo assim, eliminá-lo. Após esse acontecimento, ele ganhou fama, riqueza, uma espada e o apelido de "Jack, O Caçador de Gigantes".
Certo dia, Jack invade o castelo de um gigante de três cabeças para matar e saquear. Jack, em um momento de piedade, poupa a vida do gigante, em gratidão por ter poupado sua vida, o gigante dá a Jack uma espada mágica, um chapéu do conhecimento, um manto de invisibilidade e sapatos mágicos velozes.

Jack com todos seus acessórios, tem habilidades suficientes para livrar o reino dos gigantes incômodos. Ele é designado a dar um fim no gigante que aterrorizava uma família. Ele corta as pernas do gigante e em seguida o aniquila, e com sua capa invisível, Jack corta o nariz de outro gigante que estava escondido e o mata ao mergulhar sua espada nas costas do gigante. Ele então, liberta os reféns do gigante e em comemoração, um banquete é preparado, porém o banquete é interrompido pelo gigante de duas cabeças, com a seguinte canção: "Fee, fi, fo, fum". O incrível Jack, mais uma vez derrota e decapita o gigante. Pois é, o canto é o famoso canto do gigante do João e o Pé de Feijão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário