quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A Verdadeira História da Yakuza

A maior mafia japonesa, "Yakuza", surgiu em meados do século XVII, na Era Edo, com a venda de bens ilícitos e com envolvimento nos jogos de azar.

A Yakuza fatura com o tráfico de drogas e armas, pornografia e na extorsão de comerciantes, porém suas principais áreas de atuação são a prostituição e os jogos de azar.

Estima-se a existência de 110 mil membros na organização, distribuídos em várias regiões do mundo (Sudeste Asiático, América do Norte, Austrália, Rússia e Colômbia). A máfia japonesa possui um faturamento anual de aproximadamente U$ 13 bilhões, ou seja, uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Além de possuir um alto faturamento, a Yakuza é bem organizada e disciplinada, por possuir níveis hierárquicos entre os membros. O líder de um clã, por exemplo, é chamado de Oyabun e os subordinados são denominados Kobun.


Um dos principais rituais da Yakuza é o Yubitsume (o corte do dedo). Esse ritual consiste em uma forma de punição ou pedido de desculpas, após uma ofensa. O transgressor deve cortar a ponta de seu dedinho esquerdo e dar a parte cortada para seu chefe.
Esse ritual característico da Yakuza, originou-se com os samurais, na maneira tradicional de segurar uma espada japonesa. Os três dedos menores de cada mão são usados para segurar a espada com força. A remoção dos dedos, começando com o dedinho e indo até o indicador sucessivamente, enfraquece a mão de um samurai em segurar uma espada.
Esse ritual tem por objetivo reduzir as ações individualistas do infrator, necessitando de mais confiança e dependência do seu grupo.

Outro ritual característico da Yakuza é a tatuagem, pois muitos membros possuem o corpo cheio de tatuagens. Essas tatuagens são feitos à mão, pela técnica Tebori, o pigmento é inserido abaixo da pele usando ferramentas manuais não elétricas com agulhas de bambu ou aço. Essa forma milenar de tatuagem é cara, dolorida e pode demorar anos para ser finalizada.

Apesar da Yakuza ser uma máfia temida em todo o mundo, a Yakuza, por incrível que pareça, também realiza atos de caridade, como doações às vítimas do terremoto e tsunami que atingiu o Japão em 2011. Foram enviados pela Yakuza pelo menos 70 caminhões às áreas que sofreram com o terremoto, carregados com suprimentos no valor de U$ 500 mil.

Algo semelhante ocorreu no terremoto que devastou Kobe em 1995. Muitos reclamaram pela demora dos funcionários do Estado em chegar até a área afetada. A Yakuza, como em 1995 e 2011, tem se mostrado mais ágil em prestar socorro aos necessitados do que o próprio governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário