domingo, 3 de novembro de 2013

Vida real e a história do Mágico de OZ

Existem várias interpretações do conto Mágico de OZ, entre as mais comuns estão relacionadas ao estado de onde Dorothy teria vindo, Kansas. Pois no começo do século XX, o estado era completamente rural, e o Partido Populista era sólido e forte, devido a presença de vários latifundiários.

  • No conto, a garota Dorothy usa sapatos prateados, que significa a prata sobrepondo o ouro, já que toda a estrada que ela seguia era feita de tijolos dourados.
  • O Espantalho que é encontrado durante a viagem ajudava a protagonista solucionar problemas que surgiam durante a jornada. Na vida real, o espantalho representava a figura de um típico fazendeiro norte americano da época, que eram considerados irracionais pelas elites industriais.
  • O Homem-Lata representa o trabalhador das indústrias do nordeste dos Estados Unidos, pessoas exploradas por corporações e grandes empresários, vistos como seres que não possuíam sentimentos e nem coração, não faziam nada na vida além de trabalhar para satisfazer suas necessidades básicas.
  • O exército de macacos comandado pela Bruxa do Oeste representa os nativos e índios da América do Norte sendo colonizados pelos europeus. Em alguns trechos do conto é possível identificar falas dos primatas, dizendo que antes da chegada do homem, eles viviam num reino de paz, sem ter que trabalhar nem servir a ninguém.
  • O Leão é associado ao maior nome do Partido Populista norte americano, William Jennings Bryan, um homem comunicativo e persuasivo, que convencia as pessoas com seus ideais, mas que na hora das eleições nunca provou ser realmente como se apresentava. Pra se ter uma ideia, o leão da vida real concorreu a presidência cinco vezes consecutivas e não venceu nenhuma delas.
Quer saber mais sobre a história? Clique aqui e conheça a história real do Mágico de OZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário