domingo, 26 de junho de 2022

A verdadeira história do Stranger Things

Uma das séries mais aclamadas dos últimos tempos da Netflix é Stranger Things. Junto de Game of Thrones, Stranger Things se tornou uma das minhas preferidas séries!

A série conta a história de quatro jovens amigos nerds da década de 80, em uma cidade fictícia dos EUA, chamada Halkins. A trama começa com o desaparecimento misterioso de um destes amigos, mais tarde descobre-se que ele foi abduzido para um universo paralelo com criaturas desconhecidas, chamado de mundo invertido. Ao mesmo tempo que ele desaparece, uma menina chamada onze com poderes telecinéticos aparece.

Os criadores da série queridinha da Netflix são os Irmãos Matt e Ross Duffer, inicialmente o nome da série seria Montauk, que seria ambientado em uma cidade real dos EUA. 

Acredita-se que essa cidade foi palco de vários experimentos secretos com seres humanos, que tinha por objetivo desenvolver técnicas de guerra psicológicas, viagem no tempo e interdimensional. Lugar parecido com a Área 51, base militar dos EUA, criada em 1955, durante a Guerra Fria. 

Como a história da série se passa na década de 80, época que ainda ocorria a Guerra Fria entre os EUA e União Soviética, muitos dos elementos de conspiração da guerra, como experimentos e bases secretas do governo norte americano foram abordados na série. 

Além do fator guerra, outras referências culturais da época, como videogames, obras de ficção científica e músicas, também foram muito bem explorados na série. O famoso jogo de RPG Dungeons and Dragons, serviu de inspiração para criação de algumas criaturas do mundo invertido. Já as obras dos autores renomados Steven Spielberg e Stephen King também são considerados grandes inspirações dos criadores dessa incrível obra.    

Essa mistura de conspiração do mundo real da guerra, com os elementos culturais da época e um toque de terror, dentro de um roteiro bem construído, agradou muito o público e as críticas especializadas, resultando em várias premiações. 

Sua popularidade foi tanta que várias marcas utilizaram o sucesso série para criar produtos, tais como roupas, jogos e até mesmo lanches. Confesso que eu mesmo fui comer um lanche de waffle temático do Burger King!

Nenhum comentário:

Postar um comentário