segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A verdadeira história da Black Friday

Tirando as datas comemorativas dos Dias do Pais, Natal e Dia dos Namorados, uma outra data importante para o comércio é a Black Friday. Esse evento também é aguardada pelos consumidores, pois sua proposta é a queima de estoque, ofertando descontos pra lá de especiais.
Para entrar no clima de compras, vamos revelar a verdadeira história da Black Friday.

O que é a Black Friday?

Traduzindo a palavra do inglês, black friday, quer dizer sexta-feira negra em português.
É uma campanha de vendas que tem por objetivo alavancar as vendas ofertando descontos especiais em vários produtos, tais como smartphones, TV, roupas, etc.

O evento acontece anualmente, na última sexta-feira do mês de novembro. É o último evento que antecede as compras natalinas, outra importante data para o comércio.
Aguardar a Black Friday para comprar com desconto aquele produto desejado a muito tempo, já virou uma tradição para muitos consumidores brasileiros. Apesar da forte propaganda, nem sempre todos os produtos estão por um preço mais barato do que outros períodos, então o consumidor deve pesquisar antes de sair comprando tudo o que vê pela frente. Uma forma eficiente para comprar produtos na black friday é acompanhar os preços em sites de comparadores de preços, tais como o Buscapé e o Zoom.

A verdadeira história da Black Friday

Originou-se nos EUA em meados da década de 90. Tradicionalmente, os consumidores norte americanos sempre vão às ruas após o feriado de Ação de Graças, pois é o período que da abertura das compras natalinas. Devido ao grande congestionamento de pessoas no comércio, os policiais locais da Filadélfia, acabaram apelidando a sexta-feira pós feriado de Ação de Graças de Sexta-Feira Negra, traduzindo para o inglês Black Friday. Foi em 1975 que o termo se popularizou nos EUA, graças a mídia, uma vez que artigos de jornais e revistas, começaram a usar o termo Black Friday, como referência ao período de loucura de compras.
Para se terem uma ideia da grandiosidade desse período nos EUA, a data é o dia em que mais se fatura no comércio desse país, superando inclusivamente o Natal e outras famosas datas importantes.

A Black Friday no Brasil

A Black Friday no Brasil, assim como nos EUA ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. 
No Brasil, essa tradição é relativamente nova, pois a primeira Black Friday realizada por aqui foi em 2010, e apenas lojas de e-commerce foram os participantes. Mesmo depois de alguns anos, a Black Friday ainda é mais popular nas lojas online, pois poucas lojas físicas brasileiras aderem realmente à esse evento de forma expressiva.
Devido a forte propaganda norte americana de consumo, em poucos anos, a Black Friday se tornou um sucesso de vendas em terras brasileiras também.
No entanto, a Black Friday brasileira ganhou uma má fama por empresas maquiarem os preços no período promocional, ou seja, as empresas aumentavam os preços antes de começar o evento e posteriormente ofereciam descontos de encher os olhos quando o evento realmente começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário