segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A verdadeira história de Street Fighter

Você pode comprar Street Fighter V aqui.
Uma das franquias de jogos de maior sucesso do mundo é Street Fighter, assim como Metal Gear (jogo de ação/espionagem), o jogo de luta já atravessou algumas décadas de vida e até hoje é visto como um dos melhores jogos de luta.
O enorme sucesso dos arcades e videogames, fez com que a franquia se aventurasse no mundo dos cinemas e animes, principalmente pelos jogos pioneiros, que não possuíam um roteiro individual dos personagens. Isso foi suficiente para criar várias adaptações.

O que é o Street Fighter?
É uma série de jogos de lutas mais famosos do mundo, pertencentes à Capcom e lançado em 1987 para arcades. Nos primeiros jogos da franquia, não existia história alguma sobre os personagens, Ryu e Ken apenas batalhavam com outros personagens de países diferentes e ao final enfrentavam um chefe, que inclusive é o lutador de Muay Thai, Sagat.
O sucesso veio à tona apenas em 1991, com Street Fighter II, popularizando os jogos de luta nos arcades. Desde então, a franquia não parou, com lançamentos para Nintento, Playstation, Playstation 2, 3 e 4.

A verdadeira história de Street Fighter
Em princípio existem duas histórias. A primeira surgiu apenas em 1994, com o lançamento do filme em animação Street Fighter II. O filme conta a história de Ryu e seus aliados, combatendo as forças da Shadaloo, sob o comando do Mr. Bison, que está recrutando novos lutadores habilidosos, sob uma lavagem cerebral. Um desses capturados é Ken Masters, Ryu na tentativa de salvá-lo das mãos de Bison, trava uma dura batalha contra ele. Sem muitas chances de vitória, Ken retoma a consciência e começa a lutar ao lado de Ryu, que conseguem derrotá-lo.
Nessa versão tudo indicava que essa seria história verdadeira da franquia, pois além de contar as histórias dos personagens principais, o roteiro foi assinado pelo criador da franquia Yoshiki Okamoto e lançada pela própria Capcom. Porém, com o passar dos anos e com novos lançamentos da franquia, tais como Street Fither Alpha, ou Street Fighter Zero, deixaram essa animação como apenas mais uma das várias adaptações baseadas nos jogos.

A segunda, como já mencionada é Street Fighter Alpha. Nessa versão, a história se passa quando Ryu começa a despertar seu poder oculto maligno, chamado Satsui no Hadou, quando ele e Ken estão visitando o túmulo do seu antigo Mestre Goken. O filme basicamente mostra o despertar de uma força oculta negra de Ryu, semelhante ao de Akuma (irmão do mestre de Ryu, também conhecido como Gouki).
Essa história serviu de inspiração na criação de uma versão em live-action, criado pela Machinima, lançado em 2014, no Youtube.


O verdadeira nome dos personagens
Há uma imensa confusão nos nomes de alguns personagens.
Quando eu jogava Street Fighter japonês no Super Nintendo, os nomes eram diferentes das que eu conhecia anteriormente,  esses nomes sempre embaralhavam minha cabeça e nunca sabia qual era o original. Esse mistério foi desvendado anos mais tarde, quando um amigo me explicou o que realmente aconteceu.
O motivo dessa salada mista de nomes era evitar problemas autorais e legais. Essas trocas de nomes ocorreu devido ao auge do boxeador Mike Tyson e a semelhança entre o personagem boxeador Bison e o atleta Tyson, a Capcom decidiu alterar esses nomes antes do lançamento de Street Fighter no ocidente, para evitar qualquer problema futuro.
Mr. Bison nos países ocidentais, na verdade é Vega no Japão.
O assassino espanhol mascarado Vega é originalmente Balrog.
Balrog o boxeador é na verdade Mr. Bison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário