domingo, 21 de setembro de 2014

O verdadeiro Pokémon do mal

Um famoso episódio do anime Pokémon, ficou na lembrança de muitas pessoas de todo o mundo após sua exibição. O episódio 38 do anime, "O soldado elétrico Porygon" foi ao ar em 16 de Dezembro de 1997, no Japão.

O episódio conta a viagem de Ash, seus amigos e Porygon numa espécie de espaço cibernético para deter a Equipe Rocket (novidade né!?). Enfim, em determinado momento do episódio, vários mísseis são lançados por um anti-vírus e o Pokémon mais famoso do mundo, Pikachu usa o Choque do Trovão para interceptar os mísseis.

E foi justamente nessa intercepção ocorreu o terror nas pobres crianças japonesas. O poder foi tão forte que as explosões ultrapassaram as televisões e atingiram os telespectadores dentro de suas casas.
Ok, é mentira!! O que na verdade aconteceu foi o seguinte:

Para fazer os efeitos da explosão dos mísseis juntamente com o Choque do Trovão de Pikachu, foi utilizado por diversas vezes um efeito em que a tela piscava em vermelho e azul, a uma freqüência de 12 Hz, durante poucos segundos. Durante esse curto período, vários telespectadores que assistiam a série passaram mal, tiveram visão manchada, dores de cabeça, tonturas e náuseas. Estima-se que 700 pessoas tiveram ataques epilépticos no Japão, duranta a exibição do anime.
No dia seguinte da exibição, a TV Tokyo pediu desculpas a todos e disse que investigaria o ocorrido. Como consequencia, as ações da Nintendo caíram 5%, o anime Pokémon saiu do ar por quatro meses, voltando em abril de 1998 em outro horário. Regras foram estabelecidas para que o incidente não se repetisse e o pobre Porygon nunca mais apareceu no anime.
O episódio foi censurado em todo o mundo, porém versões japonesas do episódio, ainda podem ser encontradas principalmente na internet, mas assisti-lo ainda continua não sendo recomendável para pessoas que tenham sensibilidade à luzes ou histórico de ataques epilépticos.

A repercussão mundial foi tão grande que um dos episódios da série animada, Os Simpsons, faz referência a polêmica envolvendo o incidente do anime japonês. Nos Simpsons, Homer e sua família estão assistindo programas de TV japoneses, e quando resolvem trocarem de canal que exibia desenhos, passam a sofrer convulsões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário