sábado, 7 de dezembro de 2013

A verdadeira história do Papai Noel

Um dos personagens que marca a chegada do Natal é o famoso Papai Noel, personagem lendária do mundo ocidental com seu famoso casaco vermelho, rechonchudo e barba branca, responsável por trazer presentes aos lares das crianças bem comportadas.
Mas o curioso é saber que muitas pessoas desconhecem sua origem, afinal de contas, como surgiu o famoso Papai Noel?!

São Nicolau Taumaturgo. A única semelhança é a barba branca.
Para a alegria da criançada, o Papai Noel não é apenas um personagem fictício, pois ele realmente existiu!!
Seu verdadeiro nome é São Nicolau Taumaturgo, entretanto sua profissão não era entregar presentes, ele foi um arcebispo turco. Daí a origem do nome do personagem natalino em inglês, "Santa Claus".
O arcebispo tinha o costume de ajudar pessoas carentes de sua cidade, depositando algumas moedas de ouro nas chaminés em suas residências. Pelas suas boas ações e diversos milagres,  São Nicolau foi canonizado (tornou-se santo) pela Igreja Católica. Sua imagem ganhou destaque na Alemanha e a partir de então se espalhou pelo mundo a fora.

Entretanto, o verdadeiro Papai Noel não trajava roupas vermelhas e sim trajes de um Arcebispo tradicional. A imagem que conhecemos atualmente foi resultado de uma jogada de marketing da gigantesca empresa de bebidas, Coca-Cola no século XIX - EUA.
Como o Papai Noel que conhecemos nasceu nos EUA, o natal por lá ocorre no inverno, justificando suas roupas pesadas. Nesse sentido, como o Brasil é um baba ovo dos EUA, resolveram adotar a mesma cultura, porém o problema maior está na temperatura, não faz nenhum sentido o velhinho estar usando uma roupa pesada de frio em pleno verão. Bem que o Brasil poderia criar a imagem de seu próprio Papai Noel.


4 comentários:

  1. Tem um desenho animado se não me engano, que conta é real história dele. ~_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal, não sabia que existia um desenho/filme que contasse a origem real do papai noel.

      Excluir
  2. jogada de marketing sempre influenciando nossas vidas
    não sei se isso é bom ou ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O marketing é uma ferramente poderosa do nosso sistema capitalista. Tem lá seus prós e contras. Bom para economia, que contribui para alavancar as vendas. Ruim para as pessoas que mal conseguem pagar suas contas e não param de fazer mais dívidas!

      Excluir