sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A verdadeira história da Coca Cola

Uma das bebidas mais famosas e mais consumidas do mundo, sem sombra de dúvidas é a Coca-Cola.
Pra se ter uma ideia da grandiosidade dessa marca, a bebida em si não se chama Coca-Cola e sim refrigerante de cola, Coca-Cola é apenas o nome da marca dessa bebida. Como já diziam os especialistas, "o marketing é a alma do negócio", e graças às táticas de marketing a bebida se tornou uma das mais consumidos do mundo.
Mas o segredo dessa bebida não está apenas no marketing, mas também em sua incrível receita que nenhum outro concorrente consegue se aproximar, pois o sabor da bebida é única.

A verdadeira história da Coca-Cola

Com o próprio nome da bebida pode-se extrair algumas informações importantes a respeito de suas origens. A palavra Coca vem da próprio nome, da folha de Coca, é isso mesmo, a mesma matéria prima utilizada para produzir umas das drogas mais fortes do mundo, a Cocaína!!! Já a palavra final Cola, vem da noz de cola, que por sua vez, possui alto teor de cafeína.
A bebida foi criada em 1886 pelo farmacêutico norte americano John Pemberton. A inspiração para ele criar a fantástica e viciante Coca-Cola veio de um refresco francês muito popular da época, o vinho de coca, produzido a partir da mistura entre o extrato da folha de coca com o vinho Bordeaux.
Mas para driblar as regras burocráticas de venda de bebidas alcoólicas, o farmacêutico teve a ideia genial de misturar o extrato da folha de coca com uma calda de açúcar em vez do vinho, com essa tacada ele conseguiria atender um público enorme, atingindo todas as faixas etárias. Além disso, o pai da Coca-Cola também acrescentou o extrato de noz de cola, para dar aquela energia extra e origem ao segundo nome Cola, ficando Coca-Cola.
Talvez esteja ai a explicação do segredo de muitas pessoas não passarem um dia sem tomar a bendita Coca-Cola.

Além do refrigerante de Cola, a marca é proprietária de outras marcas de refrigerantes famosos, tais como a Sprite e a Fanta.
Não suficiente com sua grandeza, a Coca-Cola também é a responsável pela criação do personagem mais famoso do Natal, o Papai Noel que conhecemos, rechonchudo, velho, barbudo e com aquela roupa vermelha que simboliza a marca Coca-Cola!!


Coca-Cola atravessa fronteiras

Durante a Primeira Guerra Mundial, a companhia quase vai a falência, devido a restrição do consumo de açúcar e outras matérias primas para a fabricação da bebida. Porém na Segunda Guerra, esse cenário mudou totalmente, a tal ponto, do exército norte americano levarem até às frentes e batalha fábricas móveis da Coca-Cola. O Brasil inclusive, foi um desses países a receber essa engenhoca. 
A autorização para essa parceria é um mistério, mas tudo indica que pelo fato da bebida ser um estimulante, devido às altas concentrações de cafeína, o qual ajudaria os soldados a ficarem ligados, algo semelhante aconteceu com os chocolates Hershey's.
Isso ajudou a difundir a marca em várias partes do mundo, pois além de mais de 60 fábricas enviadas para o campo de batalha que ficaram instaladas mesmo após o término da guerra, os próprios soldados serviram como garotos propagadas da marca!
Falando em guerra, foi durante a Segunda Guerra Mundial que a Fanta foi criada, na Alemanha Nazista em 1940. A fábrica da Coca-Cola instalada lá, estava com dificuldades com os insumos para a produção da bebida tradicional, sem saída, os pesquisadores criaram uma nova bebida à base de malte para tentar substituir temporariamente a bebida de cola. Ou seja, a Fanta não é originalmente uma bebida de sabor laranja, mas sim de Malte! O sabor laranja veio apenas mais tarde, em 1955 na Itália.

Problemas com a saúde

Atualmente os problemas com a saúde humana se tornou um dos temas mais debatidos e consequentemente, a Coca-Cola por ser uma bebida com alta concentração de açúcar e outros produtos que podem ser prejudiciais a saúde, vem sofrendo duras críticas.
Em uma pesquisa realizada nos EUA, foi comprovada que as bebidas/refrigerantes açucaradas são as principais fontes de calorias dos norte-americanos!
Pensando nessas exigências e preocupação, foram lançadas a Coca-Cola zero e diet, porém longe sabor original e viciante da Coca-Cola original. Recentemente, uma nova bebida foi lançada para tentar atender esse pessoal mais exigente, com o sabor mais próxima da original, a chamada Coca-Cola Life. 
Essa nova bebida, contém aproximadamente 50% menos açúcar do que a tradicional, porém para tentar manter o sabor original, a companhia está usando um adoçante natural extraído de uma planta chamada Stevia. Junto disso, a cor vermelha das embalagens foi substituída pela verde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário