sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A história de um bloggueiro hackeado

Vocês devem terem percebido que recentemente minhas publicações no blog ficaram num ritmo bem mais lento. Gostaria de compartilhar para meus leitores a explicação dessa desaceleração nas publicações.

A invasão do hacker

No dia 24/09/2016, minha conta do Google foi invadida por um Hacker e minha conta do AdSense foi furtada. Além de furtado, um outro ID AdSense foi implantado em minha conta.
Desde então, fiquei muito desapontado e chateado com a situação, pois do que adianta você apenas escrever e trabalhar duro sem ter um retorno?! Criar e gerar conteúdo na internet requer muito trabalho e tempo!
Pra quem não sabe, AdSense é um programa de afiliados que geralmente os blogueiros e youtubers usam para ganhar dinheiro. O dinheiro é um incentivo para qualquer pessoa que trabalha na internet, pois ao contrário do que muitos pensam, o trabalho na internet não é nada fácil.

Depois que notei que minha conta tinha sido invadida, imediatamente alterei a senha da minha conta do Google, que inclusive é a mesma para Blogger, Youtube e AdSense, ou seja, o invasor tinha controle de todo o meu conteúdo na internet, talvez se eu não tivesse percebido antes, o estrago seria bem maior, pois além de furtar minha conta AdSense ele poderia ter excluído/furtado meu blog e meu canal.

A tentativa de recuperar os dados furtados

Tentei criar uma outra conta no Google para poder vincular outro ID do AdSense em meu blog, mas como o AdSense, Blogger e Youtube são integrados, é bem provável que meu blog ainda esteja cadastrado na conta que foi furtada, pois não consegui vincular o blog em outra conta do AdSense.

Além da frustração por ter a conta furtada, outros dois fatos me chateou muito:
1) A falta de segurança. Como alguém que consegue o acesso a conta do Google e consegue levar tão facilmente o ID do AdSense, apenas alterando o e-mail administrador do ID!? Só com esse detalhe foi suficiente para eu perder total acesso da conta, todos os meus dados pessoais e bancárias que estavam cadastradas;
2) A falta de suporte por parte do Google. Não existe nenhum e-mail e muito menos telefone, para entrar em contato com o Google AdSense, o e-mail é oferecido apenas para aqueles que ganham mais de US$25,00 semanal, se você não se enquadra nisso, você deve seguir apenas os passos do suporte automático que o Google fornece ou tentar a sorte no Forum AdSense, já que existem vários especialistas por lá que podem vir a te ajudar.

Nesse sentido, busquei várias formas para tentar recuperar minha conta. Encontrei um formulário, preenchi e o enviei, mas infelizmente sem nenhum retorno. Tentei no Forum e ninguém conseguiu resolver meu problema. Enviei feedback através do AdSense e Blogger e mais uma vez nenhum retorno. Um total descaso...

O policiamento para casos cibernéticos ainda são escassos e precisam ser aprimorados. A internet é um sistema muito vasto e complexo, isso faz com que ladrões cibernéticos chamados de hackers consigam muitas vezes atuar de forma anônima e sem deixar rastros.


A beira da desistência

Depois de um mês, praticamente estava desistindo dos meu trabalhos na internet, até que entrei em contato com o Youtube através de e-mail, e como uma luz no fim do túnel, uma colaboradora me responde dizendo que o caso seria analisado por especialistas. Expliquei detalhadamente o que aconteceu e eles conseguiram verificar que a conta realmente tinha sido furtada.
Depois de mais ou menos dois meses, com muitas indas e vindas, por fim, conseguiram resolver a minha situação, recuperando a minha conta original, inclusive com o saldo acumulado que eu tinha antes de perder minha conta!
Recebi um e-mail da Google com um convite de ingressar no AdSense novamente! Quando vi o e-mail demorou cair a ficha que eu poderia voltar a monetizar meus trabalhos na internet!


Muitos devem perguntar, por que você não migra para outras formas de monetização na internet, já que existem vários outros programas de afiliados!? Mas no meu caso, infelizmente nenhum chega perto do Google AdSense. Esse mercado poderia ser mais abrangente e competitivo, outros programas deveriam pagar melhor seus afiliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário