quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A verdadeira história do Monstro do Lago Ness

O que é o Monstro do Lago Ness?
Também conhecido como Nessie, é uma criatura que supostamente existe, porém sem uma comprovação científica de sua existência. Possui uma descrição semelhante a de uma serpente e um réptil marinho. Ao longo dos anos, a descrição variava, mas a versão que se tornou mais comum na cultura Escocesa é de uma criatura com longo pescoço, com vários metros de comprimento e com a cara de um réptil. Ele estaria localizado nas profundezas do Lago Ness, nas regiões montanhosas da Escócia.
Essas criaturas sem comprovação de existência científica recebem a denominação de Criptido. Além de Nessie, o Pé-Grande é outra criatura que gera debates entre os crentes e os céticos.

Quando surgiu a lenda do Monstro do Lago Ness?
O primeiro relato desse possível monstro aconteceu no ano de 565, em uma obra literária escrito por um missionário, chamado São Columba.
Columba descreveu em sua obra que teria salvo um de seus seguidores das garras de Nessie, enquanto atravessava o lago.
Depois de vários longos anos, em 1880, um mergulhador chamado Duncan MCDonald, teria avistado o monstro debaixo das águas profundas do lago. Ele teria sido contratado por uma seguradora, para localizar e examinar a possível causa de um navio naufragado. Durante sua investigação nas profundezas, o mergulhador teria encontrado o suposto Nessie. Após o incidente, Duncan sinalizou bruscamente para ser recolhido imediatamente. Nua superfície, ele aparentava muito assustado e trêmulo.
Foi no século XX o ápice das aparições do Monstro do Lago Nessie, pois várias pessoas afirmaram ter avistado o monstro e várias supostas fotografias começaram a aparecer. Uma dessas fotografias registrada em 1934, tornou-se o registro mais famoso do Monstro.
Nesse período, um circo chegou a oferecer 20 mil libras pela sua captura.

A verdadeira história do Monstro do Lago Ness
O verdadeiro Monstro do Lago Ness seria um animal da Era Jurássica, um Plesiossauro (réptil aquático). Através de uma Teoria Geológica, a possibilidade da inexistência dessa lenda é grande:
O Lago Ness se formou há aproximadamente 10 mil anos, quando uma geleira derreteu. Diante dessa afirmação, como um Plesiossauro de aproximadamente 100 milhões de anos teria chegado no local?
Uma outra teoria sugere que o possível monstro seja apenas um grande peixe que vive no lago,como o Esturjão, um enorme peixe que pode atingir 2 toneladas e quase 6 metros de comprimento.

Apesar de várias buscas e pesquisas sobre o monstro, nenhuma comprovação foi encontrada.
Em 1987, uma operação na caça de Nessie teve início, com mais de 20 barcos varrendo o lago escocês. Apesar dos sonares terem registrados grandes movimentações nas profundezas, nada foi encontrado. Os técnicos da operação declararam que o objeto detectado seria algo maior que um tubarão, mas menor que uma baleia.
Já em 2003, a BBC organizou a maior busca da história, utilizando aproximadamente 600 sonares, que resultaram em nenhuma movimentação anormal.

Independente da grande incerteza sobre sua existência, o Monstro é responsável por atrair milhares de turistas todo ano, favorecendo a economia local. Desse modo, é válido continuar a sustentação da possível existência do Monstro do Lago Ness.

4 comentários:

  1. Que legal amei vcs do blog estão de Parabéns beijos 💋💋💋💋💋💋
    Eu amo o seu blog eu prefiro esse do que os outros é o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keila, que bom que tenha gostado! Isso nos incentiva muito em continuar nosso trabalho!
      Esperamos vc mais vezes por aqui! Obrigado!

      Excluir
  2. Oi amo muito esse blog sempre vou estar aqui estou muito orgulhósa de estar aqui
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. E vdd o mostro do lago nesse!?

    ResponderExcluir